sábado, 9 de setembro de 2017

REINO DE ITÁLIA

O reino de Itália, cujo rei era Napoleão, mas que foi entregue ao seu enteado, Eugène de Beauharnais, filho da Imperatriz Josephine, era formado por províncias da Itália do Norte. 

O destino deste reino esteve associado ao do Império francês e a seu sucesso e insucesso nas batalhas. Desde o princípio do Império e mesmo antes, durante o Consulado, as tropas italianas estiveram, com frequência, nas campanhas e nas frentes de batalha. No desastre da Rússia, o corpo italiano compreendia divisões da Guarda Real, de Infantaria e  de Cavalaria. Muito poucos regressaram. 
Os uniformes eram muito semelhantes aos franceses, mas a cor de fundo em vez de azul, era branca (no caso da linha) ou verde escura, nas tropas ligeiras e granadeiros da guarda real. 

O regimento de vélitos usava casaca branca e ornamentos verde-alface (aqui, apenas visível nos oficiais). Sendo uma unidade da guarda real, os seus soldados usavam barrete de pele de urso. Os oficiais usavam um chapéu bicórneo. Em campanha, era prático e frequente os uniformes estarem cobertos pela capota cinzenta, como nestas unidades da guarda. 

A guarda a cavalo incluía dragões e guardas de honra, estes com as diversas companhias usando diversas cores, consoante a sua origem. Aqui está ilustrada a companhia de Bolonha com a sua cor própria, amarela.  

A cavalaria de linha possuía regimentos de dragões, os quais se agrupavam frequentemente com outros, franceses, para formar divisões. As companhias de elite usavam o barrete de pele de urso, semelhante ao dos granadeiros, em vez do capacete. 
Os caçadores a cavalo, tal como os franceses, possuíam uma companhia de elite por regimento. Esta, em vez do shako ou barretina  das restantes companhias, usava um colpack de pele.

A artilharia a cavalo da guarda real era em tudo muito semelhante ao seu equivalente da guarda imperial francesa. 
As companhias de artilharia a pé da guarda italiana usavam um fato verde escuro (em vez do azul escuro das suas congéneres francesas) com corte e pormenores muito semelhantes aos artilheiros da guarda imperial a pé. 
Os condutores de artilharia, porém, tinham um uniforme azul acinzentado, com ornamentos verdes claros e uma czapka, em vez da barretina. 
A artilharia das unidades de infantaria (aqui representada) usava uma versão verde escura do uniforme de infantaria.

Tanto a infantaria ligeira como a de linha, tinham o mesmo desenho dos uniformes que suas congéneres francesas, mas com as cores de fundo verde (regimentos ligeiros) ou branco (infantaria de linha). 
Em ambos os casos havia uma companhia de voltigeurs (atiradores) e uma de granadeiros (carabineiros, no caso da infantaria ligeira), por batalhão. 

Utilizei vários modelos de unidades francesas (AIRFIX, REVELL, ESCI, ITALIERI, HAT, ZVEZDA). 
Tive de construí-los por modificação dos granadeiros a cavalo da guarda imperial (da HAT), substituindo suas cabeças por cabeças de carabineiros franceses a cavalo, para obter os  guardas de honra da guarda real italiana.
























Sem comentários:

Enviar um comentário