domingo, 3 de setembro de 2017

REINO DA WESTFÁLIA

Napoleão colocou toda a sua família à cabeça de Estados, com vista a criar uma nova dinastia europeia, à semelhança das dinastias reinantes até à revolução francesa. 
Para o seu irmão Jerôme criou o reino da Westfália,  com capital em Kassel. O território foi aumentado por anexações de vários territórios de Hanôver e da Prússia.

O exército de Westfália, Estado membro da Confederação do Reno, tinha as características mais próximas do exército francês, quer em organização, quer em quadros.
Na campanha da Rússia (1812) o exército deste reino constituiu por si próprio um dos corpos da «Grande Armée». Mas, após a derrota de 1812, ficou tão debilitado que, na campanha da Alemanha e na batalha de Leipzig  a quantidade e qualidade dos soldados era baixa. 

Os uniformes da infantaria da linha eram brancos, como cor de fundo, tendo várias cores regimentais, inicialmente. Em 1812, porém, todos os regimentos de linha adoptaram a mesma cor regimental de azul escuro, mantendo as casacas e calças brancas.  
A artilharia usava cores e formas muito semelhantes às correspondentes no exército francês. 

Havia uma guarda, com regimentos de granadeiros (veste branca e ornamentos vermelhos), assim como de caçadores. 
A cavalaria pesada era formada por 2 regimentos de couraceiros. A cavalaria ligeira incluía 3 regimentos de lanceiros e dois  de hussardos. 

Modelizei este exército com figuras de infantaria francesa da AIRFIX (Infantaria de linha e ligeira) , de granadeiros da guarda imperial REVELL (Guarda Real, granadeiros), hussardos da REVELL e lanceiros franceses da HAT, assim como artilharia francesa da ZVEZDA.










Sem comentários:

Enviar um comentário