terça-feira, 12 de setembro de 2017

O IMPÉRIO RUSSO - FORÇAS ARMADAS

A Rússia da época era uma imensidão quase vazia, em grande parte do território. 
Noutras partes, aldeias, pequenas vilas, tinham uma população essencialmente agrícola, aqui e ali alguns comerciantes, uns poucos de burocratas governamentais e aristocratas, donos de centenas de quilómetros de terras e dos servos, que aí viviam.

Um contexto sociológico destes, poderia parecer pouco propícia a resistência a um invasor, tanto mais que este trazia a esperança (falsa) de uma liberalização e de uma modernização. 
Tolstoi conseguiu retratar muito bem as forças sociais que estavam presentes na Rússia de então, aquando da invasão pelos exército napoleónicos.
Os imensos espaços, a agrura do clima, a hostilidade intrínseca de uma população fanatizada pela religião costumam ser os principais motivos apontados para o fracasso da aventura napoleónica. Porém, a rudeza da campanha militar, a grande coragem dos soldados, a união do povo em torno do objetivo de expulsar o invasor, são para mim fatores ainda mais importantes e acho muito pouco rigoroso, para não dizer pior, desprezar-se a qualidade do exército russo, o qual tinha uma organização eficiente e um comando, em geral, competente. 
Não esqueçamos que o exército russo sofreu uma derrota humilhante em Austerlitz, frente ao exército imperial francês, mas também junto com os aliados austríacos, tanto uns como outros, mostraram-se incompetentes ao nível das chefias. 

Construí, há muitos anos, a cavalaria russa em Austerlitz. Nessa altura (nos anos 80!) não havia modelos de tropas desta nação. Talvez fosse possível ter-se a ilusão de ver cavalaria russa, vendo-os duma grande distância e com os fumos da artilharia. 






Estes modelos foram baseados em soldados britânicos do trem de artilharia a cavalo da AIRFIX  e em cavalaria da União dos EUA, com cabeças dos artilheiros a cavalo AIRFIX.


O Estado Maior Imperial russo contava com um grande número de cortesãos e Kotusov tinha de ser comedido, para não irritar o jovem Czar Alexandre. 
Estas figuras abaixo, da STRELETZ e ITALIERI, são uma representação dos comandos deste exército.



Sem comentários:

Enviar um comentário