quarta-feira, 13 de setembro de 2017

COSSACOS 1812 -1814

Os Cossacos formavam uma espécie de milícia a cavalo, salvo o caso excepcional dos Cossacos da Guarda Imperial. Estes Cossacos pertenciam a zonas do Don, hoje fazendo parte da Ucrânia e doutras zonas, incluindo zonas do Cáucaso. As suas tarefas ao longo dos séculos tinham sido fornecer uma guarda fronteiriça e uma força de combate sobretudo face a incursões otomanas. 

Os Cossacos organizavam-se em Sotnias, com um número semelhante ao dum esquadrão de cavalaria «normal», cerca de 160 cavaleiros.



O Ataman Platov, comandava um pequeno exército a cavalo, com artilharia ligeira incluída. Esta força enfrentou algumas vezes corpos de cavalaria inimigos em terreno de batalha. Porém, eles eram usados em campanha para reconhecimento e para uns ataques do tipo guerrilha, atacando, causando algumas baixas, alguma desorganização e fugindo. Fustigaram a Grande Armée em retirada no Outono gelado das estepes russas. 



O prestígio destes cavaleiros exímios foi manchado por inúmeros actos de banditismo, até contra populações amigas. Eles só mostravam fidelidade aos seus chefes militares e às suas próprias nações ou tribos. 



A lança era a principal arma do cossaco, mas também usava o sabre e um par de pistolas que usava entaladas num cinturão largo. Os cavalos eram de raça pequena, muito resistentes e ágeis.

A generalidade dos cossacos usava um barrete de lã de carneiro astrakan, uma jaqueta sem cauda e umas calças largas. A cor era, em geral, azul escura. Colarinhos e punhos tinham uma cor distintiva do distrito. A cor azul clara era exclusiva do regimento do Ataman.




Usei essencialmente modelos HAT e ITALIERI, embora para a artilharia a cavalo cossaca também usasse uma grande diversidade de modelos: corpos de russos da guerra da Crimeia (ESCI), cabeças de hussardos ingleses (ESCI) e outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário