sexta-feira, 15 de setembro de 2017

RÚSSIA: GUARDA IMPERIAL

A guarda do Czar foi-se expandindo durante o período das guerras napoleónicas, com a adição de novas unidades de infantaria e de cavalaria. 
O padrão de exigência para entrar na guarda era notoriamente mais elevado, tanto para os simples soldados como para os oficiais. 
Era uma sociedade ainda feudal; a mentalidade reinante no exército não podia deixar de ser o reflexo do que dominava na sociedade, em geral. Os jovens aristocratas tinham a entrada garantida nas fileiras dos regimentos mais prestigiosos, tanto mais facilmente quanto mais influente fosse sua família na corte. 

Porém, Alexandre I, influenciado por Napoleão aliás, tentou reformar de modo significativo o seu exército, sobretudo depois da série de humilhantes derrotas de Austerlitz, Eylau e Friedland.

O exército imperial russo, que enfrentou os corpos de exércitos multinacionais que compunham a Grande Armée, tinha sido profundamente reformado e era dirigido por um veterano das guerras com os otomanos. 
Kotuzov tinha o favor do imperador, além de uma imensa popularidade junto dos soldados, o que fazia com que lhe perdoassem o seu ostensivo e lascivo uso de amantes, levando-as no seu séquito, para todo o lado, mesmo em campanha.





O corpo de 4 regimentos de granadeiros que constituía a infantaria da guarda era formado por soldados experimentados, além de possuírem uma alta estatura. Os regimentos de caçadores e guardas finlandeses foram adicionados mais tarde.  



A artilharia da guarda consistia em companhias a pé e a cavalo. Esta artilharia funcionava como reserva de artilharia, sempre disponível para apoiar os regimentos da guarda a pé ou a cavalo, porém também intervindo de modo agrupado.
No início das batalhas, costumavam disparar  - em ambos os lados -  salvas maciças de artilharia, com o objectivo de causar baixas a longa distância no inimigo. 
Os canhões de maior alcance e mais pesados eram portanto usados preferencialmente, nesta fase das batalhas. Estes canhões estavam usualmente agrupados na reserva de artilharia, sob comando directo do generalíssimo.





A cavalaria da Guarda do Czar tinha regimentos pesados, médios e ligeiros. Os pesados eram de couraceiros, os médios de dragões e os ligeiros de hussardos, ulanos e cossacos. 
Mais para ao fim do período, deu-se a introdução de um regimento de caçadores a cavalo.




Os uniformes aqui apresentados estão em conformidade com os padrões dos anos de 1812-14. 

Muitas das figuras são modelos ZVEZDA, mas também usei modelos de outras marcas. Por exemplo, a partir de de corpos de artilharia a cavalo britânica (ESCI) e cabeças de infantaria russa (ESCI), construí a artilharia a cavalo da guarda imperial russa.  

Sem comentários:

Enviar um comentário