sábado, 9 de setembro de 2017

GUARDA IMPERIAL - INFANTARIA

A guarda imperial começou como uma pequena força destinada a proteger o Primeiro Cônsul Bonaparte. 
Os granadeiros e os caçadores foram os primeiros regimentos da infantaria da guarda a serem constituídos. 

Poucos anos após a proclamação do Império napoleónico, surgiram mais dois regimentos designados por média guarda - os fuzileiros granadeiros e os fuzileiros caçadores. 

Nos anos posteriores, a guarda a pé foi sendo aumentada de sucessivos regimentos de «voltigeurs», «tirailleurs» (atiradores) ... Os novos regimentos eram acrescentados de tal maneira que o Corpo de Granadeiros e o Corpo de Caçadores tivessem o mesmo número de regimentos.

Tratava-se de um exército em miniatura, não apenas duma «guarda pretoriana», mas também dum modelo explícito de organização e de «virtudes marciais». 
Os melhores soldados e oficiais dos regimentos da linha podiam esperar uma transferência para a guarda. Isso significava não apenas um soldo maior, como também uma carreira militar mais brilhante e uma rápida promoção.
Os modelos aqui representados cobrem as três componentes - velha guarda, média guarda e jovem guarda.

Juntei uma foto do serviço de saúde e de apoio, composto por uma ambulância de campanha, uma carroça auxiliar e um carro «salsicha» onde se  equilibram os médicos e cirurgiões dos regimentos. Cada regimento possuía o seu quadro de médicos, cirurgiões, enfermeiros e maqueiros. 
Além disso, os estados-maiores de divisão ou de corpo de exército dispunham, não apenas de médicos e cirurgiões, como de farmacêuticos e médicos veterinários.

Utilizei modelos HAT, ZVEZDA e REVELL.  









































Sem comentários:

Enviar um comentário