sexta-feira, 1 de setembro de 2017

INFANTARIA DO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO

Durante a maior parte das guerras napoleónicas, o império Austro-húngaro foi o inimigo principal da França no terreno da Europa Central e do Sul. 

Com efeito, este império, resultante do Sacro Império germânico era uma manta de retalhos de povos e de Estados, Cidades-Estados, Regiões semi-independentes... 
Embora a língua unificando o referido império fosse o Alemão, apenas uma minoria das tropas falava correntemente o idioma. Lembremos que entre as tropas dessa época a base do recrutamento dos diversos regimentos era regional. Os distritos ou províncias tinham de preencher um certo contingente de recrutas para os regimentos de infantaria.

As tropas regulares tinham recrutamento regional, mas a sua integração no exército imperial fazia com que pouco se notasse, ao nível do uniforme, àcerca das suas origens. 
De facto, as tropas ditas «alemãs», mas incluindo zonas eslavas, como a Boémia e outras,  tinham um uniforme branco, tanto na casaca como nas calças, sendo os diversos regimentos distinguidos pelas cores exclusivas, no colarinho, punhos e revés da casaca.  
Quanto às restantes, ditas «húngaras», mas que incluíam tropas croatas e de outras regiões balcânicas, tinham uma casaca branca, mas umas calças azuis, delineadas com um ponteado amarelo e negro. 
Tal como as unidades «alemãs», cada regimento tinha a sua cor exclusiva no colarinho, punhos e revés.















Outros regimentos, não fazendo parte do exército regular, mas de recrutamento permanente, incluíam os «Grenzer», tropas de fronteira que tinham casaca castanha. Na maioria, as calças também eram azuis com ponteado, pois a base de recrutamento destes regimentos era das zonas balcânicas. 
Estas tropas faziam as vezes de tropas ligeiras, de atiradores ou de «voltigeurs», durante as batalhas. 















De facto, somente os regimentos tradicionais incluíam companhias de elite (granadeiros, com os seus barretes de pêlo). Mas, estas companhias eram muitas vezes retiradas aos regimentos, para formar batalhões e divisões de granadeiros.

Havia um único regimento de caçadores em toda a infantaria, recrutada no Tirol austríaco, com o chapéu «corsehut» e uniforme de cor cinzenta, com ornamentos verdes. 




  
Nos finais das guerras napoleónicas, aumentou a participação directa de auxiliares voluntários e milicianos diversos, vestidos e equipados de modo deficiente: a Landwehr. 
O seu uniforme era cinzento e as cores regimentais diversas, consoante a região de recrutamento, por exemplo, amarelo na região de Salzburgo, etc.






Quase todos os modelos usados foram da HAT. 
Para fazer os porta-estandartes, os oficiais, ou para obter alguma diversidade de posturas, usei também modelos ESCI, ITALIERI, AIRFIX ou WATERLOO1815. 



Sem comentários:

Enviar um comentário