sábado, 9 de setembro de 2017

POLÓNIA - REGIMENTOS DO GRÃO DUCADO E DA LEGIÃO POLACA

O Grão Ducado de Varsóvia foi criado por Napoleão, na sequência da vitória de Friedland, sobre os russos e os prussianos, em 1807. 
Este veio a ser o estado-vassalo  prolífico em soldados para as campanhas do Império. Da Península Ibérica até à Rússia, tropas polacas combateram lado a lado com as doutras nações envolvidas na aventura napoleónica. 
Os polacos eram, em muitos casos, aliados entusiastas, visto que, graças a Napoleão, tinham readquirido a sua independência. 

Aquando da invasão da Rússia, a Lituânia também foi «libertada». Vários regimentos, nomeadamente de lanceiros (Ulanos), foram criados no Grão Ducado de Varsóvia para incorporar cavalaria lituana. Os tártaros da Lituânia, presentes na Lituânia desde há séculos, tiveram o privilégio de constituir um regimento que alinhou na guarda imperial, o qual foi completamente destruído durante a campanha da Rússia. 

Quanto aos Chevau-léger Lanciers, estes constituíram o 1º regimento polaco da guarda imperial francesa, faziam parte da «velha guarda». 
Vários outros regimentos polacos combateram sob bandeira francesa, nomeadamente de infantaria e cavalaria, formando a «Légion de la Vistule». 

Depois da derrota na Rússia, que dizimou grande parte do exército polaco, foram formados à pressa e com deficiências notórias, novos regimentos. Os uniformes tornaram-se muito semelhantes aos da França. As casacas deixaram de ter o formato de kurtkas sendo idênticas ao uniforme francês de 1812, os shakos (barretinas) substituíram as czapkas, na maior parte dos soldados. Estes novos regimentos desempenharam papel de relevo na campanha da Alemanha de 1813 e na batalha de Leipzig.

                       
Os modelos utilizados foram baseados em WATERLOO1815  para a infantaria, ZVEZDA  e ESCI  para os lanceiros. Os Couraceiros, Artilharia a pé e a cavalo, os Caçadores a Cavalo foram construídos com modelos AIRFIX, ESCI e HAT.  

                              
















Sem comentários:

Enviar um comentário