terça-feira, 29 de agosto de 2017

REINO DE WÜRTENBERG

                       


                            

No contexto da Confederação do Reno, conjunto de Estados vassalos resultantes da aliança com Napoleão, os Estados mais importantes e que tinham aderido mais precocemente beneficiavam de um estatuto levemente mais favorável. Foi o caso do Würtemberg que, na sequência da aliança com a França Imperial, viu o seu estatuto passar de Grão Ducado para Reino.

Os uniformes deste reino foram marcados por transformações ocorridas ao longo das peripécias por que passaram seus regimentos, aquando das diversas campanhas. O chapéu típico da época - a barretina (shako) - foi apenas usado universalmente pela infantaria no final do período na altura da batalha de Leipzig e posteriormente. Antes disso, incluindo a desastrosa campanha da Rússia, os soldados de infantaria de linha, assim como artilheiros usavam um capacete com cimeira coberta de lagarta de pêlo preto ou cinzento. 
As casacas de infantaria eram dum azul médio e tinham um peitilho debruado a branco ou a amarelo (consoante a cor dos botões), sendo as cores regimentares aplicadas nos colarinhos, punhos e no reverso da casaca. Os uniformes da artilharia tinham como cor de fundo o azul claro e ornamentos a negro.

A cavalaria incluía a Guarda, usando barretes de pele de urso, como os granadeiros franceses, assim como várias unidades de cavalaria ligeira, como o - aqui representado - regimento do Duque Louis ou os dragões do Príncipe Adam.

Quase todos os modelos usados nesta colecção foram os da HAT. Os artilheiros a pé foram transformados a partir de corpos de artilheiros franceses da Airfix e das cabeças - também Airfix-  de couraceiros franceses. 








                  





Sem comentários:

Enviar um comentário