domingo, 20 de agosto de 2017

GRANADEIROS - CARABINEIROS

As tropas de elite dos regimentos de infantaria de linha compreendiam uma companhia de «voltigeurs», que podemos traduzir por atiradores, homens de baixa ou média estatura e grande agilidade física e sobretudo perícia no tiro. Eles tinham a função de disparar em pequenas  formações dispersas, aquando de um avanço em coluna, com vista a causar baixas nas fileiras inimigas. 
Os granadeiros formavam a outra companhia de elite presente num batalhão de infantaria de linha. Homens de estatura alta, em geral veteranos, capazes de se manter calmos, durante os momentos difíceis do combate. 
Os regimentos de infantaria ligeira tinham a mesma organização de base, mas os granadeiros eram substituídos por carabineiros. Estes tinham designações diferentes, mas  as funções e o nível de qualificação eram idênticos aos dos granadeiros.

Em várias ocasiões, Napoleão decidiu organizar destacamentos ou divisões inteiras, agrupando companhias de granadeiros e carabineiros de vários regimentos. 
Estas forças não tinham carácter permanente. Talvez a formação deste tipo mais conhecida fosse a divisão chamada dos «granadeiros de Oudinot», o nome do general (depois marechal) que comandava esta força de elite, na batalha de Austerlitz. 
Ela agrupava companhias de granadeiros e carabineiros de infantaria de linha e ligeira extraídas dos vários regimentos. 
Os soldados conservavam os uniformes dos seus regimentos de origem, apenas se conhecendo uniformes especiais, para os tambores, nesta divisão.


Carabineiros 1


Carabineiros 2 [+bateria a pé]


Carabineiros 3 [+bateria a pé]


Carabineiros 4 [+bateria a pé]


Granadeiros 1


Grandeiros 2

Os carabineiros são modelos da HAT, enquanto os granadeiros são modelos da Airfix. A bateria de artilharia é formada por modelos Zvezda, com cavalos da HAT. 
Os oficiais superiores a cavalo foram construídos, no caso dos granadeiros, a partir de Airfix (corpo) e ESCI (cabeça e cavalo). No caso dos carabineiros, a figura e o cavalo são Italieri («Couraceiros prussianos de 1806»).

Sem comentários:

Enviar um comentário