domingo, 27 de agosto de 2017

CAVALARIA LIGEIRA FRANCESA II - LANCEIROS

Os regimentos de lanceiros ou ulanos presentes do lado francês das guerras napoleónicas têm uma aparição bastante tardia. O primeiro regimento de lanceiros foi o dos Chevau Léger Lanciers Polonais da Guarda Imperial, formados por jovens aristocratas polacos, que serviram como escolta de Napoleão, a partir de 1807.

Outras formações incluíram os Lanceiros «holandeses», que resultaram da incorporação da guarda  a cavalo do Reino de Holanda, na Guarda Imperial francesa após o Reino da Holanda ter sido incorporado na França. 

Mais tardiamente, os Lanceiros de Berg foram incorporados também na Guarda Imperial. O Grão Ducado de Berg foi inicialmente dado a Murat, mas após a sua subida ao trono de Nápoles, foi mais ou menos diretamente controlado administrativamente pela França, tal como outros territórios. 

Por fim, a partir de 1811 surgem regimentos de lanceiros inteiramente franceses, por conversão de  outros tantos regimentos de dragões.

Os lanceiros de Berg tinham o corte de uniforme à polaca, embora a cor de base fosse o verde, sendo a cor regimental o amaranto. A Chapka era também um chapéu militar tipicamente polaco, mas utilizado por Ulanos / Lanceiros, de todas as nacionalidades.

Os Lanceiros franceses resultantes da conversão de regimentos de dragões usavam um capacete muito semelhante ao dos dragões, em latão, com um formato grecorromano, mas cuja crina de cavalo era substituída por uma «lagarta» de pêlo. 
O uniforme destes lanceiros era - no restante - semelhante ao dos Caçadores a Cavalo da Grande Armée.

Utilizei ulanos da Zvezda, chevau-léger franceses da Waterloo 1815 e da HAT. Alguns cavalos foram tomados de outras marcas.





Sem comentários:

Enviar um comentário