segunda-feira, 28 de agosto de 2017

ÁUSTRIA - ARTILHARIA

No exército austríaco, a arma de artilharia era considerada uma das melhores da Europa, do seu tempo. 
Porém, a sua utilização pelos generais era ainda demasiado conservadora. Utilizavam mais a artilharia para apoiar o avanço e o combate de infantaria, dispersando as unidades pelos diversos batalhões. Só raramente concentravam o fogo da artilharia em baterias compostas por várias companhias. 
A artilharia austríaca não tinha propriamente uma divisão entre artilharia a pé e a cavalo, ao contrário das outras, da época napoleónica. 
Existiam baterias volantes ou ligeiras, mas elas eram operadas por artilheiros que não tinham montadas individuais. Os canhões possuíam um assento onde os artilheiros se deslocavam. Apenas os oficiais e sargentos possuíam cavalos. 

Os uniformes foram pouco modificados durante os anos. 
A casaca castanha com ornamentos vermelhos manteve-se, sendo apenas modificado o chapéu. 
Além dos artilheiros, os canhões eram servidos por auxiliares, com uniformes ligeiramente diferentes, o azul claro substituindo o vermelho nas casacas.
O chapéu que recobria os artilheiros era, inicialmente,  o Corsehut (chapéu negro com um dos lados erguidos): foi substituído por capacete semelhante ao da infantaria de 1798, mas com uma lagarta vermelha a ornar a cimeira.
Posteriormente, cerca de 1809, foi introduzido o chapéu bicórneo, que se conservou até ao final das guerras napoleónicas.  

Utilizei modelos da HAT, mas também de infantaria e artilharia do exército sulista da guerra de secessão dos EUA, da AIRFIX, para os efectivos com Corsehut. Nestes, realizei várias modificações para adequá-los aos uniformes austríacos da época.















Sem comentários:

Enviar um comentário