segunda-feira, 14 de agosto de 2017

REINO DA BAVIERA

Este reino foi dos primeiros a aliar-se a Napoleão, tendo sido um dos principais membros da Confederação do Reno. 
Apenas em 1813 se dissociaram. Mudando de campo, tentaram barrar, em Hanau, juntamente com forças austríacas, a retirada dos  franceses, após a derrota de Leipzig. 
Foram derrotados, mas continuaram a campanha (na França) juntamente com os outros exércitos aliados, até à primeira abdicação de Napoleão, em 1814. 


Infantaria de linha

Os uniformes da época são particulares e permitem facilmente identificar o exército da Baviera, devido ao Raupenhelm, o capacete que - com variações de pormenor - equipava todos os corpos do exército: infantes, artilheiros e cavaleiros.




As figuras são da HAT. O estandarte enrolado erguido por um dos soldados (2ª  foto) foi fabricado e pintado por mim.



Os granadeiros distinguiam-se dos fuzileiros pela sua pluma vermelha, no lado esquerdo do capacete.
Os regimentos bávaros não possuíam companhias ligeiras especiais, ao contrário da infantaria da França e de outros seus aliados, cuja organização dos batalhões era de 4 companhias do centro (fuzileiros), uma companhia de  atiradores (voltigeurs) e uma de granadeiros.


Batalhão de caçadores

Estas unidades ligeiras faziam parte das divisões de infantaria, mas não formavam regimentos, apenas batalhões designados pelo nome do seu comandante.



 As figuras são da infantaria bávara da HAT, apenas variando as cores aplicadas.

Regimentos de Chevau-léger

No início do período havia 2 regimentos de dragões, com uniforme branco como cor de fundo, além dos Chevau Léger. Porém,  foram convertidos em Chevau-léger, com uniformes de corte idêntico mas de cor de fundo verde escura. A cor regimental era variável durante o período retratado. Mais tarde, por volta de 1814/1815 adotaram todos os regimentos uma mesma  cor (vermelha) para os paramentos, colarinhos e punhos.




As figuras são todas da HAT, tendo apenas sido necessário usar uma trompete, em vez da espada, para os músicos. Note-se que estes têm um uniforme muito diferente do resto do regimento, como era comum na época.

Artilharia a pé e a cavalo

Vemos o típico transporte dos artilheiros num caixotão, dotado de assento, «tipo salsicha», junto com o trem de artilharia. Os condutores tinham uniformes cinzentos e distinções azul claras.
 A artilharia a cavalo tinha um uniforme azul escuro como a artilharia a pé, mas com botas de couro, em vez de polainas. 
Os modelos são da HAT, com modificações (cabeças de infantaria e corpos de condutores austríacos) para os condutores bávaros.





Estado Maior


Um general e dois oficiais do Estado Maior conversam. A guarda é feita por um granadeiro de infantaria, com a capota vestida. 
Os modelos dos oficiais são da Italieri modificados (Estado Maior Imperial), o granadeiro é feito com um corpo da guarda imperial AIRFIX e cabeça de granadeiro bávaro da HAT. 


Sem comentários:

Enviar um comentário