quinta-feira, 10 de agosto de 2017

APRESENTAÇÃO

Nas imagens que vou colocar a partir de  hoje, 10-08-2017, neste blog, podem ver modelos de soldados com uniformes de regimentos da época napoleónica que fui pintando, moldando e transformando ao longo de mais de um quarto de século. 

Utilizei apenas modelos da escala 1/72 (ou seja, as figurinas correspondem a um tamanho 72 vezes mais pequeno do que o tamanho natural) e figuras em plástico, comercialmente disponíveis em caixas, feitas em série. Como estas figurinas correspondiam a um assortimento limitado de uniformes por cada nação combatente, na era napoleónica, tive de modificar vários items. As modificações podem incidir apenas na cor do uniforme, mas também podem corresponder a uma mudança esculpida, com eliminação ou acrescento de um detalhe, ou até troca de cabeça, caso se pretenda que a figura se apresente com um capacete ou barretina diferentes dos de fábrica. 

Em muitos casos, tive de consultar livros e publicações periódicas especializadas em uniformologia. Com o passar do tempo, o número de marcas que fabricavam soldados napoleónicos foi aumentando e naturalmente diversificando a oferta pois, não apenas surgiram novas poses para modelos de regimentos pré-existentes, como novos regimentos, com maior ou menor rigor no aspecto da sua uniformologia.

 Um sítio muito útil para se avaliar os diversos modelos disponíveis no mercado é o «plastic soldier review», que cobre toda a produção deste tipo de modelos, em plástico, não apenas para o período que me interessa, como para todos os restantes períodos históricos. Neste site pode-se encontrar links para as diversas marcas com produção neste tipo de modelos e as novidades que vão surgindo. 

Existem muitos blogs e sites especializados em uniformes da época napoleónica, não sendo fácil fazer uma selecção criteriosa, para orientar o leitor interessado em aprofundar o assunto. Penso, no entanto, que se deve mencionar a copiosa colecção de aguarelas efectuada por Knoettel, correspondente a um enorme trabalho de pesquisa directa de fontes, assim como um extenso catálogo de Lienhart-Humbert compilando uniformes do exército francês, que recobre o período napoleónico, além de épocas anteriores e posteriores.

Os uniformes variam muitíssimo dentro do período, que vai de 1800 a 1815, mais ou menos. O aspecto dos exércitos modificou-se realmente, de tal maneira que não se pode, com rigor, misturar soldados da época final do período, com aqueles que têm uniformes característicos do seu início, na maior parte dos casos. 

Escolhi reproduzir as versões de uniformes que correspondem ao período final, 1812-1815, pois a quantidade de informação sobre uniformes dessa época é maior e, em geral, a iconografia mais abundante. Além disso, historicamente, corresponde a um período em que todos os grandes Estados e muitos dos pequenos estiveram envolvidos em campanhas e batalhas.



Sem comentários:

Enviar um comentário