quinta-feira, 24 de agosto de 2017

INFANTARIA DE MARINHA FRANCESA

Na sequência do desastre da Rússia, o recrutamento antecipado de classes de conscritos dos anos seguintes foi praticada em larga escala. Os jovens adolescentes, muitos deles, eram chamados a servir nos exércitos três ou quatro anos antes da idade prevista. Mesmo com tais medidas excecionais, o exército napoleónico, em 1813, enfrentava uma escassez dramática de pessoal. 
Para satisfazer essa exigência de cada vez maior número de soldados, os fuzileiros de marinha francesa foram convocados para enfrentar como infantaria, os vários exércitos coligados - prussiano, russo, sueco e austríaco - durante a campanha de 1813. 
Segundo vários historiadores militares, eles terão desempenhado as suas funções com brio. Foram confundidos, pelos generais adversários, com a «Jeune Garde», o que não admira, visto que usavam também uma capota azul, como aquela; mas, também, porque sua disciplina e treino as assinalava, de facto, como regimentos de elite.

Os uniformes da infantaria de marinha tinham um corte e decorações semelhantes aos fuzileiros dos regimentos de artilharia a pé. 

Os modelos representando contingentes de infantaria de marinha foram baseados em AIRFIX, com modificações de pormenor, em certos casos.
   



Sem comentários:

Enviar um comentário