segunda-feira, 27 de novembro de 2017

CURIOSIDADES NAPOLEÓNICAS; MAMELUCOS E GUARDAS DE HONRA

Os Mamelucos eram cavaleiros muçulmanos, de origem síria e tendo lutado no exército otomano, recrutados no Egipto, por Bonaparte.
A guarda fiel de Bonaparte, ainda antes de ser imperador, a Guarda Consular, incluía uma companhia destes homens impressionantes, com suas roupagens orientais e sortido de pistolas, facas, sabres e carabinas (os outros regimentos costumavam designá-los por «arsenal ambulante»).
Ao longo das campanhas, o número de mamelucos originários do próximo-oriente foi diminuindo, tendo um punhado destes acompanhado o Imperador no seu primeiro exílio, na Ilha de Elba, em 1814. Após a campanha desastrosa de Waterloo (1815), os restantes fieis mamelucos foram enviados de volta para seu país de origem, o Egipto. Mas, no porto de Marselha, onde iriam embarcar, uma multidão de populares em fúria massacrou-os.

       

       


Os Guardas de Honra são uma aquisição  tardia da Guarda Imperial: depois da derrota da Rússia, Napoleão precisava desesperadamente de constituir um novo exército. O pior, era encontrar cavalos e cavaleiros minimamente treinados e equipados. Era muito mais caro e difícil constituir um regimento de cavalaria do que um regimento de infantaria. 
Napoleão lembrou-se de fazer apelo à aristocracia, tendo esta ficado largamente isenta do serviço militar, devido ao sistema das substituições. Neste, um filho da aristocracia era substituído por um outro, filho de operário ou camponês: assim, o exército obtinha o número de recrutas que necessitava e as pessoas muito pobres recebiam uma soma, para elas importante, por apresentarem o seu mancebo em substituição de um filho-família.
Napoleão seduziu esses filhos-família a se apresentarem como voluntários, propondo-lhes um lugar na cavalaria da Guarda. Era um lugar de honra, obtido, normalmente, graças a conduta exemplar em várias campanhas. É normal que os restantes regimentos da guarda ressentissem ódio por esses jovens sem experiência militar e que obtinham assim, somente por serem filhos de «boas famílias», um lugar no corpo de elite, a Guarda Imperial.

    

    

No início de 1813, quando os 4 regimentos de Guardas de Honra iniciaram treinos em cidades de província da França, vários incidentes disciplinares graves ocorreram. Um dos quais foi uma conjura para assassinar o coronel do regimento.
 Apesar da sua imaturidade e duma questionável fidelidade ao Imperador (muitos eram descendentes de aristocratas do antigo regime e partilhavam o seu rancor contra o «usurpador»), revelaram-se corajosos frente aos regimentos de cavalaria inimiga, em Leipzig e em Hanau.

Sem comentários:

Enviar um comentário